Thursday, September 11, 2008

Depois do pneu suplente, agora o motor de arranque



A primeira vez que ouvi falar disto foi para aí há uns seis anos atrás, havia um amigo de um amigo que era investigador no estrangeiro e estava a trabalhar neste conceito, um motor de combustão interna sem motor de arranque. Basicamente o motor pára sempre numa posição da cambota que permite uma injecção directa de combustível e consequente ignição, para se iniciar o movimento dos cilindros.

Na altura claro que me pareceu uma ideia inteligente, se bem que distante, longínqua e eventualmente inviável. No entanto, como era extremamente proveitosa para os fabricantes - imaginem o que se poupa ao retirar o motor de arranque numa escala de milhões de carros - sabia que a iriam explorar até à exaustão.

Foi agora apresentada pelo primeiro fabricante, a Mazda - sempre pensei que os alemães fossem os primeiros - não como uma redução de custo do produto mas sim, como tudo nestes tempos mais recentes, uma solução amiga do ambiente já que reduz os consumos, estando para isso também associado um sistema start-stop.

Está bem está, depois de matarem o pneu suplente com a chegada dos pneus "runflat" que são tão rijos que parece que são feitos de madeira, agora é a vez do motor de arranque ter os dias contados.

1 comment:

Thiago Raposo said...

Olá...
Venho já há algum tempo frequentando o blog, mas acho que nunca comentei!
O que você acha de trocarmos referências?
Abraços...