Tomada de posição
É natural que o “caso” do GP da Bélgica entre o Kimi e o Hamilton gere bastante discussão, mas para acabar com as “bocas” de que dei uma no cravo e outra na ferradura, não sendo claro na minha opinião, aqui fica o meu “post” definitivo sobre a questão.
Os regulamentos são claros, em caso de um piloto ganhar vantagem sobre outro por ter “cortado caminho” é penalizado com um “drive-through” ou com 25 segundos, caso esteja no último terço da corrida.
O Hamilton deveria ter tido em conta o regulamento e se o teve em conta, não tendo como intenção ganhar vantagem ao “cortar” a curva, então que não tivesse ultrapassado o Raikkonen. Ao ver que estava a ganhar ao finlandês de forma incorrecta, travava e mantinha-se atrás deste.
O que ele fez foi cortar uma curva e colocar-se à frente do seu adversário, como tal a penalização aplica-se.
Bem podem dizer que após isso, deixou o piloto da Ferrari passar, mas isso é lá com ele, deixou passar porque quis. O regulamento nada diz em relação a uma eventual despenalização do incorrente, caso este se arrependa.
Se eu assaltar um banco agora e depois me arrepender, devolvendo o dinheiro, não deixo de ser culpado pelo assalto.
Também podem dizer de que em outras corridas, como por exemplo no Mónaco em que tal aconteceu por várias vezes, sem que nenhum piloto fosse penalizado. Se não o foram foi por falta dos comissários e lá por eles terem errado no passado e ninguém se ter insurgido, não justifica que o regulamento não se aplique agora.
Os regulamentos são claros, em caso de um piloto ganhar vantagem sobre outro por ter “cortado caminho” é penalizado com um “drive-through” ou com 25 segundos, caso esteja no último terço da corrida.
O Hamilton deveria ter tido em conta o regulamento e se o teve em conta, não tendo como intenção ganhar vantagem ao “cortar” a curva, então que não tivesse ultrapassado o Raikkonen. Ao ver que estava a ganhar ao finlandês de forma incorrecta, travava e mantinha-se atrás deste.
O que ele fez foi cortar uma curva e colocar-se à frente do seu adversário, como tal a penalização aplica-se.
Bem podem dizer que após isso, deixou o piloto da Ferrari passar, mas isso é lá com ele, deixou passar porque quis. O regulamento nada diz em relação a uma eventual despenalização do incorrente, caso este se arrependa.
Se eu assaltar um banco agora e depois me arrepender, devolvendo o dinheiro, não deixo de ser culpado pelo assalto.
Também podem dizer de que em outras corridas, como por exemplo no Mónaco em que tal aconteceu por várias vezes, sem que nenhum piloto fosse penalizado. Se não o foram foi por falta dos comissários e lá por eles terem errado no passado e ninguém se ter insurgido, não justifica que o regulamento não se aplique agora.
2 comments:
Que o Hamilton cortou caminho, não há dúvida, MAS, na recta pós chicane, RETOMOU à sua posição, o 2º posto. No final da recta, num golpe de condução, esse sim soberbo,ultrapassou de forma limpa e intelegente o "Ice Man", que irritado com tal ultrapassagem LIMPA, primeiro tentou empurra-lo de forma menos lícita, e depois claro de cabeça perdida dei com os "cornos" no muro....
PS: não gosto de facciosismos!!!!!!!
PLAKONA
Desta vez, não concordo com o post! O que aconteceu até pode ter interpretações pró e contra, mesmo à luz dos regulamentos. Mas a verdade é que o Hamilton demonstrou mais uma vez que é um piloto de excepção, nota-se que a aproximação muito rápida ao Raikonnen no gancho é devida á boa manobra do Hamilton quando se deixa ficar para trás (nunca deixou de acelerar forte), mas também à diferença de tracção entre o Maclaren e o Ferrari, que também se reflecte na travagem muito antecipada do Raikonnen. Na verdade, se o Hamilton não tivesse ultrapassado no gancho, iria fazê-lo mais à frente e aí se calhar não tinha havido esta penalização. Sem ser fanático adepto de nenhum destes pilotos, acho sinceramente que foi uma decisão muito injusta e "política".
O Presidente
Post a Comment