30 anos de BMW Motorsport, obrigado.
Se a Porsche começa a enveredar por caminhos mais duvidosos, há um sítio na Baviera que resiste e continua a criar veículos automóveis com o único intuito de potenciar o prazer da condução.
Com a AMG mais banalizada que um "franchising" do McDonalds, a divisão "Motorsport" da BMW é, de entre os grandes construtores de automóveis, o bastião final do automóvel desportivo, não cedendo a atalhos, continuando a forjar as viaturas dignas de exibirem o "M" tricolor, nas tortuosas trajectórias do Nurburgring.
Há trinta anos que assim é e passadas 300.000 viaturas parece que assim continuará a ser.
Com a AMG mais banalizada que um "franchising" do McDonalds, a divisão "Motorsport" da BMW é, de entre os grandes construtores de automóveis, o bastião final do automóvel desportivo, não cedendo a atalhos, continuando a forjar as viaturas dignas de exibirem o "M" tricolor, nas tortuosas trajectórias do Nurburgring.
Há trinta anos que assim é e passadas 300.000 viaturas parece que assim continuará a ser.
20 comments:
E que grandes máquinas...!
Sou fervoroso adepto muita coisa com quatro rodas, mas costumo dizer que mesmo que não precisasse de ter amor ao dinheiro, nunca gastaria rios de dinheiro num carro. No entanto, o meu limite seria sempre um M3... nunca deixaria de viver tal sensação!!
Afirmação: "Porsche começa a enveredar por caminhos mais duvidosos".
Resposta: Como se costuma dizer "pão-pão, queijo-queijo".
A Porsche é uma marca, a ///M é apenas uma divisão, criada para incutir o espírito desportivo, uma mera jogada de marketing.
O grande rival do Cayenne neste momento é o X6 (não é nenhuma versão ///M), que tem disponível dois motores a gasolina (30i e 50i) e dois a gasóleo (30d e 35d).
Outro aspecto é a lei Alemã, que muita gente desconhece, que está anos de luz à frente das normas europeias a nível de emissões.
Que obriga as marcas a terem pelo menis um motor por cada modelo que cumpra certos limites de emissões. Ora isto nunca iria ser atingido por um bloco a gasolina, logo...
Afirmação: "a AMG mais banalizada que um "franchising" do McDonalds"
Resposta: Por tu veres muitos todos os dias achas que é banal??!! Tens algum?? Há quantos na tua zona?? vila?? distrito?? país??
Na cidade onde estudo já vi mais ///M do que vi ///AMG.
Um ///M6 (e63), dois ///M3 (e30 e e90), um ///M5 (e39), e claro dezenas de kit's ///M.
Enquanto da divisão da Mercedes-Benz apenas vi o CLS 55 ///AMG, e dezenas de kit's. O C-Class com o kit é divinal.
Ah, e até hoje só houve um ///AMG a gasóleo, o C 30 ///AMG (w202).
Não me interpretem mal, eu adoro a BMW, a Porsche e a Mercedes-Benz. Mas apenas quero que as pessoas percebam que as coisas são feitas por uma razão, porque de certeza que o CEO da Porsche pensou e repensou um milhão de vezes antes de fazer uma revolução dessas na marca do meu coração.
O hitardo deve viver num sítio único: como é que é possível ver mais M´s do que AMG´s e mesmo assim gostar de gasoleiras tuning??? Por cá não há nenhum fogareiro que não personalize o seu táxi com apêndices tuning dessa marca...
Um M é uma experiência de vida, uma certeza de momentos de puro prazer automobilistico, uma sinfonia acústica ao nível de Bach e a inimaginável surpresa de ser tão dócil como um cordeiro ou tão feroz como um lobo de acordo com as exigências momentâneas do seu piloto. Mais, a M segue a antiga máxima de um senhor chamado Ferry Porsche que um dia respondeu aos jornalistas acerca das viaturas diesel " o prazer automóvel só começa após as 5.000 rpm...". Por isto e muito mais a M-motorsport tem o seu lugar na história.
Ah e já me esquecia a razão só serve para quem gosta de poluir o nosso planeta com fumo preto
Sr. Pilotaço, disse "Por cá não há nenhum fogareiro que não personalize o seu táxi com apêndices tuning dessa marca" e eu tinha dito "e dezenas de kit's" quando me referi aos ///AMG, identicamente aos ///M. Porque o que os taxistas fazem é apenas alterações estéticas. Enquanto que um verdadeiro ///AMG não tem motores common-rail. Sim, porque a maioria dos taxistas têm um 220 CDI ou um 270 CDI (C-class ou E-class)
Disse "para quem gosta de poluir o nosso planeta com fumo preto". O fumo preto provém de NOx, que é visível ao olha humano (emitido apenas pelo Diesel). O CO2 não o é, poluente que sai em maior quantidade de um motor de ciclo Otto a gasolina, em comparação aos de ciclo Diesel (os de ciclo Otto a GPL ou Etanol poluem muito, mas mesmo muito pouco quando comparados com os outros dois). E como sabem o poluente mais prejudicial à camada do ozono é o CO2.
E ainda disse: "Não me interpretem mal, eu adoro a BMW, a Porsche e a Mercedes-Benz" principalmente os ///M's e os ///AMG's!! Eu também adoro ouvir os motores a altas rotações por isso é que tenho um Honda Concerto 1.6L DOHC.
Leia as coisas do início ao fim, e com o mesmo critério. Aguardo uma resposta à altura, nada de "sotas"
PS: Peço desculpa aos outros leitores que não têm nada a ver com a discussão.
só gostaria de comentar o post do sr. hitardo. quando diz "Que obriga as marcas a terem pelo menis um motor por cada modelo que cumpra certos limites de emissões. Ora isto nunca iria ser atingido por um bloco a gasolina, logo...", deveria informar-se melhor, pois um carro a gasolina consegue melhores resultados a nível de emissões que o equivalente a diesel.
esse honda deve ser um concerto mas é de sucata!!
e para além disso detesto os gasoleiros que têm a mania que são os campeões da auto-estrada e estou-me nas tintas para a origem do fumo preto: poluem e não é pouco ponto final paragrafo.
O Irritardo disse : "...Otto a gasolina, em comparação aos de ciclo Diesel (os de ciclo Otto a GPL ou Etanol...NOx..CO2.."
Mas o que é isto?! o post não é sobre carros rápidos, leia-se - a gasolina ?! Mas que conhecimento tão aprofundado sobre fugareiros...Quando a Honda fizer motas a diesel troca esse xanato por duas rodas. Sempre serás dono de uma e não de um...chaço!!
-- bsendas -----
Aqui vai a resposta ao seu post:
Seat Leon -------------
Emissões de CO2
-1.9 TDI (90cv)-
Urbano (g/km) 176
Extra-urbano (g/km) 116
Ponderado (g/km) 135
-2.0 TDI (170cv)-
Urbano (g/km) 209
Extra-urbano (g/km) 134
Ponderado (g/km) 160
-1.4 (85cv)-
Urbano (g/km) 223
Extra-urbano (g/km) 131
Ponderado (g/km) 159
-1.6 (102cv)-
Urbano (g/km) 250
Extra-urbano (g/km) 144
Ponderado (g/km) 180
-1.8 TSI (160cv)-
Urbano (g/km) 240
Extra-urbano (g/km) 140
Ponderado (g/km) 176
Mercedes-Benz C-class-------------
Emissões combinadas de CO2
-220 CDI-
149 (171)g/km
-180 KOMPRESSOR-
177 (180)g/km
Parece que não sou eu que me tenho que informar, porque nem os motores a gasolina com injecção directa conseguem equiparar-se aos Diesel. Graças à válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation).
Não é à toa que a Porsche escolheu o mais "fraquinho": o V6.
PS: Não é permitido colocar links, mas vai a seat.pt ou mercedes-benz.pt e encontraras estes valores
-- pelotaço ----
Eu pedi-lhe um comentário à altura e o que obtive foi um ataque pessoal, porque quem ofende o meu Honda Concerto ofende-me a mim. Sim é a gasolina (1.6L) e chega às 8000rpm, não é VTEC, mas 130cv chegam.
E ainda se sente ofendido por eu lhe explicar a origem do fumo preto. A única explicação que encontra é a sua mentalidade fechada.
-- Doohan ----
"Irritardo" :D fez-me rir um bocadinho.
Repito, o Honda é a gasolina. E no seu post continuam os ataques pessoais.
A razão pela qual eu puxei o "conhecimento tão aprofundado" foi o post anterior que achei que não era justo. Porque quer queiram quer não, um carro a gasóleo será sempre mais económico, fiável e "limpo".
Sim, concordo plenamente que ouvir o motor em altas é divinal, e isto foi o que disse desde o meu primeiro post.
Eu adoro ouvir o VTEC do Civic Type R, de um colega meu, (sensivelmente às 6500rpm), mas quando falam mal de um carro a gasóleo apenas pelo fumo preto, aí...
Take care.
sr hitardo já que parece ser mais ou menos informado sobre o assunto, deveria saber também que o grande problema reside no facto de as emissóes num carro a diesel de nox são em média dez vezes mais que no equivalente a gasolina.
-Estima-se na alemanha que 14 mil pessoas morram por ano de cancro desencadeada pela inalação das partículas dos carros a diesel.
-a agência de protecção ambiental da Suécia fizeram um estudo em que dizia que as emissões de carros novos a diesel são 3 a 4 vezes mais cancerígenas do que aquelas de automóveis a gasolina e as emissões de partículas são 10 a 15 vezes maiores.
-o secretário de estado do meio ambiente do brasil veio afirmar que apesar do motor a diesel ser mais eficiente as suas emissões poluentes causam mais danos que as de um carro a gasolina(nox, sox e o3)
a poluição dos carros não é só co2 e a mais prejudicial à saúde e que neste momento se encontra mais longe dos valores normais nas cidades é o O3 (vem de reacções posteriores do nox) que em grande parte é causada pelos carros a diesel.
irritado os carros só prestam os que têm mais de 300 cv e não são a gasóleo. Se te ofendes com ataques a um monte de lixo de 4 cilindros com meia dúzia de cv nem devias estar aqui a colocar posts pois este blog é exclusivo de pessoas que gostam de CARROS.
pilotaço também não é preciso chegar a esse ponto...
não sei se reparou mas na sua definição de carro acabou de deixar de fora por exemplo carros como o evolution, nsx, basicamente os grandes desportivos japoneses e alguns europeus como a mini, caterham, lotus, etc...
bsendas --------
Tem razão quanto ao que disse sobre a quantidade de NOx e de partículas. Mas a discussão dos carros a gasóleo começou com a história do Cayenne, por causa da tal lei alemã. Lei que apenas previa CO2, só agora é que irá prever NOx, o mesmo acontecendo com a nova norma EURO 5.
Esse problema do NOx aconteceu nos EUA e é por isso que eles detestam os carros a Diesel.
Quanto ao comentário do secretário de estado do meio ambiente do Brasil, aí é diferente, porque o Brasil quer ser o maior exportador de Bio-etanol do Mundo. E quer começar com a publicidade interna.
pilotaço ------
Eu trouxe à tona o meu carro quando colocaram em causa o meu gosto por carros a gasolina. O gosto de ouvir o motor a mais "das 5000rpm"!!
Disse: "este blog é exclusivo de pessoas que gostam de CARROS" pois, este blog existe porque gostamos deles, mas não os temos na nossa garagem. Porque se os tivéssemos não estaríamos à frente do computador a ler, a ver imagens e vídeos, mas sim a desfrutá-los!!
hitardo "este blog existe porque gostamos deles, mas não os temos na nossa garagem" diz tudo o que há para dizer acerca de ti e das horas que passas ao pc. Mas eu compreendo-te: cada vez que chegas á garagem tens lá o chaço e depois de olhares para aquilo, desligas a luz e voltas a sentar-te em frente ao lcd pois aí ao menos tens a certeza de ser o campeão da tua rua!!
P.S. acima das 5.000 rpm para ti só no pc, claro!
Pois, pois. E tu deves ser daqueles que pega no carro e vai fazer "Street Racing" para as estradas portuguesas!!
Porque o carro que tenho é carro de dia-a-dia - mais uma vez reitero: chega às 8000rpm.
Não sei como é a tua vida, nem tenho nada a ver com isso, mas ser estudante e ter um CARRO (pela descrição que fizeste) é capaz de ser um bocadinho difícil.
Porque se calhar esse ataque que me fizeste encaixa-te direitinho!!
Ou se calhar és daqueles gajos que conduz mas não sabe o que "está lá dentro"!!
hitardo vai mas é estudar em vez de estares para aqui a mandares postas de pescada sem nexo nenhum!
Está mais do que visto que de papel percebes tu mas quando toca a coisas sérias... lembra-te que "ao fim de uma recta há sempre uma curva" e não sei se esse chaço consegue fazê-la!
P.S. o numero da sucateira é +351223434564 pode ser que lá dêm o valor justo pelo teu "carro"
Pois, só consegues continuar com os ataques ao meu carro...
Essa descrição que fizeste nunca assentou bem nos Honda, nem sei por que é que a fazes.
Desisto, porque compactuar com esse tipo de ataques nunca foi a minha prática, fica lá com a bicicleta...
Take care, of your brain, don't ruin it more than it is already.
alguém aqui tem memória muito curta no tipo de carros que teve!!!!! Não me façam falar......
PLAKONA
esse mesmo alguém lembra-se bem de quem ia á boleia nos seus bólides...
como na Euronews: " no coments"
Plakona
No tienes ni puta idea. La que realmente mola es ESTA BELLEZA. No me des las gracias.
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