Saturday, June 14, 2008

CONDUZIR MATA!


Esta mania fundamentalista, que impera entre os nossos governantes, de nos tentar impor um estilo de vida politicamente correcto, está a tornar-se em algo perfeitamente insuportável.

Não chegando as mais recentes manias cá do burgo, ASAE, lei anti-tabaco e radares caçadores de multas, agora foi a malta da comissão europeia que se lembrou que os anúncios de automóveis devem conter não só informação acerca do consumo e das emissões, mas também que 20% do anúncio deve ser revervado a informação de teor ambiental.

A ideia é inofensiva, idêntica aos avisos que vêm nos maços de tabaco, no entanto, temo que isto seja só o início de uma cruzada contra os utilizadores do automóvel. Para além disso acho que se trata de uma incrível hipocrisia, pois aquela malta de Bruxelas que tantas preocupações verdes adquiriu ultimamente, não vai propriamente trabalhar de bicicleta.

Se eles estão tão preocupados em que eu receba informação de quanto vai poluir um carro antes de o comprar, então porque não informarem-me também, durante a campanha eleitoral, acerca de quantas toneladas de CO2 irão estar associadas às viagens semanais dos comissários, entre Lisboa e Bruxelas.

Afinal de contas somos nós, como contribuintes, que pagamos aquele "forrobodó" de viagens de avião, mais o obrigatório carro de serviço, escolhido de entre catálogos do Série5, Classe E ou A6.

Já que somos nós que votamos e pagamos, ao menos que saibamos o custo ambiental de tal acto, quantas vezes irreflectido. Eventualmente passaremos a ter campanhas eleitorais onde os políticos se degladiam, não com falsas promessas de como não aumentarão os impostos, mas com argumentos de como irão poluir menos durante o desempenho dos seus mandatos. Aposto que vão todos prometer que vão a passar a deslocar-se de transportes públicos e que vão reduzir as viagens de avião para Portugal, passando a jogar golf apenas três ou quatro vezes por mês, para depois descobrirmos que afinal estavam todos a mentir.

2 comments:

hitardo said...

Concordo plenamente.
Mas olha que eles andam de A8/Série 7/S-class e alguns de Passat.

Na minha opinião isto não vai dar em nada, só aumentos no preço dos anuncios de automóveis e consequente diminuição do tempo, número e qualidade.

Anonymous said...

Insuportável é aturara essa conversa pro combustíveis fosseis,ignorando o que eles estão a fazer ao planeta que não é meu nem é teu... é de todos. Não gostas, sabes o que tens a fazer... dar de frosques para outro lado.