Wednesday, June 04, 2008

A Besta está de volta



A primeira vez que ouvi falar da Yamaha V-Max foi para aí há vinte anos, numa daquelas conversas de sapientes adolescentes que ia desde as motos e carros que nunca tinhamos conduzido, passando pelos golos que não marcámos, para acabar nas raparigas que nunca beijámos.

Ninguém tinha ainda sequer visto uma foto da moto, mas o nome já era espectacular o suficiente para não mais sair da cabeça. Corria a notícia que era a moto mais potente de sempre, capaz de arranques tão fortes que nos EUA, onde tinha sido lançada primeiro, um dos seus felizes donos tinha ficado com problemas de coluna, depois de fazer uma série de arranques a fundo. Que coisa excitante e ao mesmo tempo tenebrosa, uma moto tão potente que quando solicitada ao máximo fazia pagar o condutor por tamanha ousadia.

Imaginei tal besta mecânica durante algum tempo e quando vi uma pela primeira vez já tinha idade para perceber que aquela história de partir a coluna com a força do arranque era um exagero digno do Entroncamento. No entanto, aquele vislumbre não deixou de ser marcante na mesma, em 1990 aquela máquina tinha uma presença como nenhuma outra e quando se chegava ao pé dela sentia-se que tinha alma, uma alma maligna.

Era o fruto de um cruzamento entre um caça da Battlestar Galactica e o Delorean do “Regresso ao Futuro”, era certamente a moto que o Demónio conduziria.

Nunca houve concorrência que lhe fizesse sombra, o que lhe permitiu fazer uma carreira de mais de quinze anos de sucesso comercial, até que agora surgiram as primeiras fotos da reformulação prevista para 2009. O carisma mantém-se, a lenda vive.

No comments: