Monday, July 07, 2008

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - BMW Série 6 (37)

O série 6 original da década de oitenta é um dos meus automóveis favoritos, mais concretamente o 635 CSI, figurando já neste top de elegância. Colocar no ranking o novo série 6, lançado em 2003, pode ser tão discutível como as linhas traseiras do coupe alemão, no entanto, a estética nunca foi algo de consensual e eu julgo que há aqui lugar para ele.

Dizem que não é um GT, pois tem até uma versão a diesel, que a suspensão tem mola a mais para se andar depressa, mas que nem por isso é confortável, o interior é acanhado e o motor nem se ouve. Parece que nem é carne nem é peixe, pois não tem as características de um grande rolador nem as de um verdadeiro desportivo, provavelmente é só um série 5 com menos duas portas, mas isso pouco interessa por aqui, porque esta lista é sobre o que os olhos alcançam.

O que a vista absorve é a dimensão imponente deste automóvel, a presença e a fluidez das linhas que percorrem o enorme capot motor, que deslizam entre os pilares do habitáculo e que morrem tragicamente na traseira. Quando escrevo “morrem”, tal é quase literal, porque a traseira é tão desarmoniosa em relação ao resto que dá a sensação que designer do carro desapareceu antes de completar a obra e foi substituído por um estagiário do curso de Engenharia Civil, que por sua vez construiu a derradeira parte da viatura com a utilização de cofragens.

Olhando o BMW Série 6 numa perspectiva de três quartos traseira, tem-se a mesma sensação estranha de quando se vislumbra a Cameron Diaz a meio de uma gargalhada. Aquela boca gigante é absolutamente desproporcional, mas é esse pequeno desvio da perfeição que lhe dá aquela beleza fascinante e encanto sedutor. Assim acontece também com o série 6.

7 comments:

Anonymous said...

Bem, antes de mais gostaria de começar pelo fim. Sim, o meu amigo AC no fim da sua prova, escreve "beleza fascinante e encanto sedutor", o que apesar de concordar, tenho que dar o meu cunho pessoal. Para que possam entender melhor, penso que a nível gosto automobilístico existem dois tipos de compradores de automóveis: o primeiro é o típico gajo que gosta de carros, melhor, diz que gosta de carros, vai a todos os rallys, gosta de "gandes" máquinas: Subaru Impreza e Mitsubish Lancer... nem sei bem qual é o número da evolução que ainda existe... penso que já nem existe...pena!, ouve rap portuga em alto som e que o seu carro de sonho é um BMW M3 rebaixado, pois já comprou alguns Peugeot ( dizem que têm muito bom comportamento), mas por fim se resigna aos carros versão "premium". O outro comprador é alguém que tem sempre duas palavras debaixo da língua: BOM GOSTO. E esse bom gosto não é para aqueles que por fim encontram a felicidade num carro alemão rebaixado, mas sim num Bmw Série 6 de fábrica, que, além da sua inequívoca beleza natural, dá lugar a um Status que nenhum rebaixamento o poderá destituir. Além dissso, aquela traseira "à pato" é só uma alegoria da sua altivês aristocrática. Bem haja Cris Bangler.

Anonymous said...

Respondendo a este post prévio que de anonimous tem pouco, devo tecer algumas considerações válidas e verdadeiras acerca da personalidade dessas "pessoa de bom gosto":
Quem pode comprar um carro destes não tem de andar á procura de subterfúgios na fiscalidade automóvel e ir comprá-los a espanha para serem mais baratos, pois não? é que se assim for não passam de TUGAS a quererem impressionar o vizinho lá da rua onde são os maiores! de resto é o que se passa com a maioria dos imigrantes...
É essa pessoa que sempre disse que não faria chamadas pela net por serem á borla, e hoje em dia não quer outra coisa, que tem moral para falar acerca da marca da hélice? pois...
E o que dizer acerca de cabrios a gasóleo? nada a não ser que os seus proprietários gostam de provar do próprio remédio pois estão sempre a levar com o próprio fumo!
Falando em premium as marcas espanholas pertencem a este grupo ou são apenas carros medianos? fica aqui o repto...
E quanto ao comportamento posso falar apenas da vista para o rio do troço de carvalhosas? nada apenas que á noite pouco se vê...
Para finalizar apenas gostava de dizer que este série 6 tem uma grande mala e serve perfeitamente como um carro para transportar uma jovem família em 2009!!!

Anonymous said...

Primeiro, "pilotaço" só se for de contraPILAS, pois deverias ter o username de " capotanço".
Bem para não me desviar do assunto, que é comentar este belo automóvel, ficam aqui uns reparos:
1- As pessoas compram carros a diesel, do seu gosto no estrangeiro e os usam pois são pobres e não têm dinheiro para comprar em Portugal. Não é como boa gente, que até compram um carro a "queroseno" , em segunda mão e originário do estrangeiro, mas que o seu carro do dia- a dia, e do fim de semana é a "GASOL"!!
2- A verdadeira beleza deste carro, e como não quero desviar-me do tema central, está com quem o conduz. Sim, quem é possuidor de um serie 6, e de preferência um 635d cabrio, sabe que pode ter uma máquina roladora com muito charme, onde quer que vã. Sim, porque quem tem este ou outro género de carros parecido na génese, não o é só para usar em casamentos. Este carro não é para o show off. Ou se tem e usufrui-se ao máximo... ou então é melhor comprar uma miniatura e mostra-la aos amigos quando estes forem a casa.
3- o único problema do série 6 é o facto da melhor versão: 635d ser a gasóleo. Este está muito caro, logo a nível económico, talvez será compensador comprar um coitado a gasolina, apesar que esse não é o espírito série 6: prestígio e dinheiro.
4- Gosto de ouvir o "capotanço" a falar da "marca da hélice": ainda bem que te deixas-te persuadir pelas marcas dos grupos alemães... mesmo que seja em versão... CHUNING!!!

PLAKONA

Anonymous said...

Está tudo dito sobre este carro de pessoas de nível....
.....http://www.youtube.com/watch?v=nl89s5KO4w4

Plakona

Anonymous said...

tens razão em mudar os nicks mas o melhor é começar por mudar o teu nick para "CEIFA-DEDOS" a tua verdadeira especialidade!!!
Por falar em melhor série 6 o melhor é a gasolina e tem mais de 500 cv mas esse está fora do alcance dos pobres que andam a diesel...
E usufruir do 635d cabrio é o mesmo que enfiar a cabeça dentro de uma lareira e inspirar fundo tal a quantidade de fumo produzida pelo mesmo!!! Não percebi onde pára o charme ao fazer isto...
Mas para ti sempre tem uma vantagem: com a fuligem que se cola na tua pele o bronzeado é imediato e não precisas de protector solar!!!

Anonymous said...

Bem, sem mais me exceder na conversa, pois a pessoa em causa não merece, muito menos o série 6, termino a dizer que estou farto da conversa do fumo... principalmente de uma pessoa que o seu carro familiar, do dia-a-dia, com o qual faz muitos kilómetros é um Laguna A FUMO. Logo, tudo o que está relacionado com esse tema, esquece, tempo perdido.
Ah, devo referir que não comento mais o incomentável. Abracini...

Plakona

Anonymous said...

No tienes ni puta idea. La que realmente mola es ESTA BELLEZA. No me des las gracias.