Friday, July 11, 2008

C'était un rendez-vous

Nos anos setenta a busca de adrenalina através da velocidade, começou a generalizar-se na Europa, em muito devido ao facto do automóvel ser um bem cada vez mais acessível para a generalidade da população e em especial para as camadas mais jovens. Os desportivos já não eram apenas brinquedos dos mais abastados, os construtores faziam agora versões velozes das gamas mais baixas, democratizando definitivamente o automóvel como elemento de afirmação pessoal e não apenas como meio de transporte.

Este video é um magnífico testemunho desses anos loucos, mas como tudo feito na ressaca do Maio de 68 e principalmete em Paris, não podia ser feito de qualquer maneira crua e desenxabida, estilo videos de corridas na ponte filmados com o telefone e colocados no Youtube. Tinha que ser trabalhado e apurado, adicionando à perfeita loucura de queimar vermelhos a 200 km/h, uma certa “flamboyance” do magnífico trabalhar do motor Ferrari (mesmo se foi filmado com um Mercedes) com um aroma romântico culminado pelo final, com aquele abraço “naif” em frente à Catedral do Sacré Coeur.

Dificilmente me lembro de dez minutos cinematográficos que tenham gerado tanto misticismo à volta da sua realização. Histórias que para além do suposto Ferrari 275 GTB conduzido por um piloto de F1, envolvendo nomes como Beltoise, Lafitte ou Arnoux, aventavam também a prisão do realizador Claude Lelouch e proibições de exibição, tendo sido o filme “escondido” até ao advento da internet. Escondido ou não, este filme é para mim, a maior inspiração para toda uma série de jogos que hoje fazem sucesso e nos deliciam na Playstation, que é como nos dias de hoje nós cometemos este tipo de insanidades, no sofá e sem colocar em risco a vida de ninguém.

Bem haja lá o Lelouch por imortalizar estes momentos, para que um dia nos recorde que que para além da luxúria dos motores de combustão interna - que nos há-de mandar a todos para o inferno, empurrados por uma multidão de hipócritas verdes – a utilização de gasolina serviu também para fazer um pouco de arte.



5 comments:

Speeder76 said...

Sabes que os Snow Patrol fizeram uma musica com base neste filme, não sabes?

Anonymous said...

Eu estou com o PLAKONA, o video tinha muito mais classe se fosse feito com um fogareiro....lento e fumarento!!

Anonymous said...

sim... sim... e guiados, porque conduzir não sabem, por pelintras que "botam" queroseno....

Plakona

Anonymous said...

Eu boto no plakona, não só pela elegância do nome como pela filosofia do fogareiro!!

Anonymous said...

No tienes ni puta idea. La que realmente mola es ESTA BELLEZA. No me des las gracias.