Tuesday, July 29, 2008

Ralis ao abandono




Li aqui e aqui, posts sobre possíveis soluções para o marasmo que se instalou no nosso campeonato maior de ralis. Qualquer coisa que se faça vai certamente ajudar, pelo simples facto de que pior do que está é difícil.

Gostava só de adicionar à discussão, o facto de que o que se passa no nacional de ralis é um espelho do que se passa a nível internacional, com o WRC quase moribundo e um IRC que ainda ninguém percebeu se é uma fórmula de transição ou se é algo com futuro.

O abandono completo a que foram votados os ralis por parte da FIA, reflecte-se naturalemente pelos vários campeonatos nacionais e os ralis só sobrevivem porque na sua essência são, de facto, um desporto fantástico.

Há desportos motorizados que na sua génese não têm absolutamente nada a oferecer, quer a participantes quer ao público, mas que devido a uma boa capacidade organizativa e promorcional se tornam em casos de sucesso, como por exemplo o NASCAR.

Os ralis são exactamente o contrário, na sua essência são uma modalidade “do caraças”, mas depois têm uns incompetentes a definir-lhe os aspectos envolventes e consequentemente o destino, o que ultimamente tem levado a categoria máxima de provas de estrada a definhar de tal forma que corre mesmo o risco de extinção – isto não é um exagero, pois eu ainda sou do tempo em que se matou o Mundial de Sport-protótipos e os Turismos.

Já agora, se alguém com responsabilidades lê este pasquim, aqui vai novamente o apelo que faço todos os anos:

Revejam o calendário do WRC e as suas datas, não é possível a nenhum adepto, por mais fanático que seja, seguir com o mínimo de emoção, um campeonato que faz um interregno de mais de um mês entre provas, como acontece todos os anos antes do rali da Finlândia.

2 comments:

Anonymous said...

Aqui vai o meu comentário. http://anais96.blogspot.com/2008/07/comentrio.html

hitardo said...

O NASCAR é diferente, porque toda a gente sabe que os americanos tentam manter-se à parte da Europa em relação aos desportos.

Há uma grande diferença entre os dois desportos: é que os rallys para serem vistos uma pessoa vai ao "fundo do barroco" à procura do melhor sítio. Isto é divertido para os jovens; para os mais velhos é complicado. O NASCAR, Fórmula 1, PTCC/WTCC... é mais fácil porque têm bancadas.
Veja-se o WRC quando veio a Portugal no Estádio do Algarve...

Mas atenção, eu concordo inteiramente com o que disseste. Sendo eu uma pessoa que critíca incessantemente o NASCAR.