Sunday, January 18, 2009

Africa Race - concorrente não, complementar talvez.


Há um tempo atrás quando o "Gato Fedorento" fazia a loucura nas noites de Domingo da RTP, a SIC decidiu lançar um programa do Herman José, no mesmo horário, para roubar audiências ao canal estatal. Tal jogada da SIC, colocou o primeiro prego no caixão, na carreira de um Herman já muito estafado. Os "gatos" estavam no auge e eram fortes demais para serem sequer incomodados. O pobre Herman levou por "tabela", num erro do seu director de programas que não percebeu que às vezes é na compementaridade e não no combate que se ganha a guerra.

Este ano lançou-se uma nova prova de TT, a "Africa Race", para aproveitar a mudança do Dakar para a América do Sul. A ideia não era má, muito pelo contrário, já que o que não falta é interesse pelas belas paisagens do continente mãe.

A prova contava com uma organização experiente e com um percurso bem delineado. Estragaram tudo quando decidiram colocar a prova praticamente sobreposta com o "Dakar".

Ao decidirem correr em África no mesmo período em que se corria o "Dakar", na Argentina e no Chile, os organizadores da "Africa Race" sentenciaram de morte uma prova que tinha tudo para vingar. Mesmo quem é um normal aficionado deste tipo de corridas pouco ou nada soube sobre o seu desenrolar, pura e simplesmente porque a prova com que pretendia rivalizar absorve a atenção dos media como praticamente mais nenhum desporto motorizado.

O "Dakar" não é só a mais bela corrida do mundo, é também a mais bem organizada e a que melhor aproveita a comunicação para se promover a si e aos que nela participam. O segredo do "Dakar", ao contrário do que se poderia esperar, não é o continente africano, é sim a sua organização que eleva ao mais alto nível o legado do seu criador, Thierry Sabine.

A seguir à América do Sul, até podiam fazer a corrida na Lua, que o sucesso seria o mesmo de quando cruzavam a meta nas margens do Lago Rosa, em Dakar.

2 comments:

Anonymous said...

A comparação não é muito feliz. É que o Herman é arte, e os Gato são moda. O Hora H vai voltar como objecto de culto à SIC Radical - enquanto os Gato se vão esfumando (24% de share na passagem de ano) e acabarão "morrendo na praia" como tem vindo a acontecer ao longo destes mais de 30 anos a todos os putativos novos "Hermans". Esforce-se para arrajar um exemplo melhor. Comparar Gato e Herman, é o mesmo que comparar Coca Cola e Esporão de 92. Não são do mesmo campeonato. Mesmo.

AC said...

Não foi de todo a minha intenção colocar os gatos no mesmo patamar que o Herman, o que é facto é que naquele período estavam mais fortes, talvez por serem novidade. O Tal Canal sempre!!