Tuesday, January 06, 2009

Fartura em tempo de crıse


Com 2009 a ser o ano mais “horribilis” das últimas décadas, quiçá dos últimos séculos, segundo os especialistas e entendidos, não deixa de ser impressionante o número de provas internacionais de desportos motorizados que vamos organizar em território nacional. Todas as provas maiores das federações internacionais de automobilismo e motociclismo, todas passam por cá, excepção feita à F1 e ao Dakar (foi preciso mudarem de continente para nos tirarem esta prova).

O novo autódromo do Algarve é um dos maiores responsáveis por esta afluência motorizada a terras lusas, com provas para todos os gostos, desde as SBK até à GP2 passando pelos GTs, mas de forma geral por esse país fora haverão corridas para todos os gostos. WTCC no Porto, MotoGP no Estoril, WRC no Algarve, ralicross, autocross, motocross, todo-o-terreno, karting e ralis, tudo o que queimar gasolina vai competir por cá.

Este cenário de apogeu organizativo em ano de crise não é fruto da sorte ou do belo clima do nosso país, deve-se sim à capacidade organizativa que temos e que gostamos de cultivar. Deve-se a uma série de “carolas” que há muito remam contra a corrente da crise e que ao longo dos anos têm vindo a consagrar o nosso país como uma autêntica meca dos eventos motorizados.

Os nossos campeonatos, como espelho do resto do país, estão de rastos, numa situação paupérrima, mas de uma coisa nos podemos orgulhar, a organizar corridas para os outros somos os melhores. Fazêmo-lo em larga escala, considerando a nossa dimensão, gerando actividade económica e retorno publicitário. Mesmo não sendo a mais ortodoxa das áreas de negócio, sendo particularmente difícil de calcular na totalidade o seu impacto na economia do país, não deixa de ser algo que devemos ressalvar e valorizar.


PS: é de referir o facto de que todo este pagode de eventos se realizará praticamente sem qualquer tipo de intervenção ou subvenção do estado (com dinheiro dos contribuintes). Escrevi praticamente porque muito provavelmente iremos ter que entrar com alguma verba extraordinária para manter o Autódromo do Estoril em actividade.

3 comments:

Anonymous said...

Assim como já entramos, para a construção do Autódromo do Algarve.

Anonymous said...

Acho que fazes falta mas é nos estádios de futebol, ainda estamos a pagá-los...e olha que há cada vez menos a lá ir...
Sem dúvida que este projecto inserido onde está é uma mais valia para a região com mais oferta turistica do país, além disso tens alguma base para dizer que somos nós que vamos pagar? O quê?
Deixa de ser assim, deixa de falar ao telem. quando conduzes pois isso distrai-te e pode levar-te a esse tipo de comentários infelizes

Ricardo Santos said...

Mas o mais triste de tudo isto, é que toda estas provas vão ser completamente ignoradas pelos media como é habitual, sendo relegadas ou para os meios da especialidade ou para resumos idiotas que passam às 2 ou 3 de manhã. Veja-se por exemplo o completo ignorar da edição deste ano do Dakar e principalmente da prestação dos pilotos portugueses.
Já o acidente desse fenómeno estranho que se chama Cristiano Ronaldo...