Monday, January 26, 2009

Mensagem ecomental


Há uma coisa que ainda não percebi nesta nova moda de carros eléctricos. Porque razão é que, por exemplo, o Mini eléctrico é igualzinho aos que são movidos a combustíveis sólidos? Mesmo o Tesla, por mais singular que tente ser, porque razão é uma versão esquisita do Lotus Elise?

Tendo estes carros eléctricos um motor do tamanho de uma caixa de sapatos, que não precisa de radiadores, nem de admissão de ar, porque razão é que continuam a ter o normal “capot-motor” e entradas de ar dissimuladas?

Estes carros deviam ser diferentes de tudo o resto que anda a gasolina e a gasóleo, porque os constrangimentos que estas tradicionais soluções mecânicas colocam aos designers, deixam de existir.

Para além disso, quem compra um carro destes fá-lo como afirmação social e não para salvar o planeta; já toda a gente sabe que a energia eléctrica que vai carregar as baterias provém de uma das nossas velhas centrais termo-eléctricas, que queimam carvão para gerar energia eléctrica e que a extracção de lítio, tão essencial para se fazerem as baterias, é tão prejudicial ao ambiente quanto o garimpo em minas a céu aberto com utilização de mercúrio.

Já que estes carros servem para passar uma mensagem aos outros bossais que utilizam veículos poluentes, então acho que deviam ser facilmente identificáveis para que a mensagem passe com mais eficácia.

O problema é que querem mostrar-se abnegados à peregrina tarefa de salvar os ursos polares com o mesmo estilo e panache com que nós os andamos a "matar". Assim torna-se difícil de perceber a mensagem.

1 comment:

Speeder76 said...

Esse não é um carro qualquer. É um Fisker, não é?


Pois, mas como dizes, é mais como afirmação de algo, que tem consciência ambiental, do que propriamente está a contribuir para reduzir os niveis de C02 na atmosfera. Seria perferível um carro movido a energia solar, ou a hidrogénio. Ao menos, dali sai vapor de água...