Wednesday, February 11, 2009

De Punto?


Tendo-o por alguém que está por dentro do desporto motorizado em geral, dos ralis em particular, não consigo perceber porque razão escolheu Bernardo Sousa um Punto S2000 para disputar o PWRC em 2009.

Se há característica que todos os carros construídos pela Abarth nos últimos anos têm é o facto de só os da equipa oficial serem competitivos. Pelas prestações do ano passado e deste ano no Monte Carlo, nem isso se pode dizer, pois mesmo esses foram repetidamente sovados por tudo o que era Peugeot e no Mónaco até pelos Skoda, que estavam a fazer a sua estreia.

Não acredito que tenha sido uma questão de dinheiro, pois não creio que um Grupo N seja mais dispendioso de manter que um S2000.

Poderá ter sido para evitar comparações com o Armindo, mas mesmo isso faz pouco sentido, pois as prestações do ex-campeão nacional têm sido tão apagadas que o jovem madeirense saiu sempre como por cima.

É claro que resta saber se, mesmo sendo o FIAT mais lento que os Peugeot, não será rápido o bastante para bater os Grupo N. Pode ser que sim, mas este ano não haverão só Mitsubishis e Subarus, há que contar também com Skodas e com Peugeots.




***


Opinião:

Posso dizer que tive mais ou menos a mesma reacção... Mas depois comecei a reflectir um pouco.
Se a relação com a Red Bull deixou de permitir que estivesse na equipa do PWRC (nem que fosse pelo valor que teriam que lá deixar), tiveram que procurar a forma de o Bernardo ter uma posição marcante este ano (é o que sempre têm feito: iniciou o seu percurso nos ralis, com o carro campeão regional do Vitor Sá, incluído na mesma equipa, depois tinha um EVO IX de ponta nas duas frentes regional e nacional vindo a ser - como comunicado - piloto Ralliart Portugal, até que no ano passado era piloto Red Bull correndo com as cores da marca de bebidas no nacional e no PWRC).
Com o Punto devem ter conseguido um bom negócio (a equipa da FIAT ia mesmo acabar...), têm uma equipa de apoio com dois anos de experiência com o carro, tem o "cunho" de Abarth oficial e, acima de tudo, estará sentado num S2000 que, como já se sabe, com modificações ou não, serão o futuro dos ralis no WRC. Quanto mais cedo tiver experiência, melhor.
A minha opinião é que é carro mais que suficiente para os Grupo N. A questão é que nem sempre é tão fiável (e no PWRC já vimos que mesmo esses não são assim tão fiáveis, pois são apenas 6 provas, mas são das demolidoras).
Quanto aos outros S2000, é mais preocupante apenas o Sandell com o Skoda, porque ele é muito rápido e tem um bom carro, mas também tem dado muitos malhos. veremos.


(autoemocion)

3 comments:

Anonymous said...

Posso dizer que tive mais ou menos a mesma reacção... Mas depois comecei a reflectir um pouco.
Se a relação com a Red Bull deixou de permitir que estivesse na equipa do PWRC (nem que fosse pelo valor que teriam que lá deixar), tiveram que procurar a forma de o Bernardo ter uma posição marcante este ano (é o que sempre têm feito: iniciou o seu percurso nos ralis, com o carro campeão regional do Vitor Sá, incluído na mesma equipa, depois tinha um EVO IX de ponta nas duas frentes regional e nacional vindo a ser - como comunicado - piloto Ralliart Portugal, até que no ano passado era piloto Red Bull correndo com as cores da marca de bebidas no nacional e no PWRC).
Com o Punto devem ter conseguido um bom negócio (a equipa da FIAT ia mesmo acabar...), têm uma equipa de apoio com dois anos de experiência com o carro, tem o "cunho" de Abarth oficial e, acima de tudo, estará sentado num S2000 que, como já se sabe, com modificações ou não, serão o futuro dos ralis no WRC. Quanto mais cedo tiver experiência, melhor.
A minha opinião é que é carro mais que suficiente para os Grupo N. A questão é que nem sempre é tão fiável (e no PWRC já vimos que mesmo esses não são assim tão fiáveis, pois são apenas 6 provas, mas são das demolidoras).
Quanto aos outros S2000, é mais preocupante apenas o Sandell com o Skoda, porque ele é muito rápido e tem um bom carro, mas também tem dado muitos malhos. veremos.

Anonymous said...

já agora, e confirmando a minha opiniao, ele considera esta época de aprendizagem, por isso ter um carro inferior não será problema:
http://www.ralismadeira.com/index.php?option=com_content&task=view&id=305&Itemid=51

E outra coisa, este ano, no PWRC, há muitos pilotos, muito rápidos. Vai ser uma lotaria. Penso que o protagonismo dos primeiros pode ser grande, face a um WRC desinteressante.

Anonymous said...

desconheço as capacidades do carro e do piloto, apenas pelo o que aqui dizem, então qualquer prestação relevante que ele obtenha será fruto das suas capacidades. Á partida parece-me um bom desafio...