Porsche 928 - Carro do ano, 1978
Imaginaria alguém ter como carro de sonho algo que estivesse no mesmo grupo do Peugeot 504, Simca 1307, Renault 9, Opel Kadett, Fiat Tipo, Renault Scenic ou Toyota Prius?
Trata-se de um grupo ilustre, todos vencedores do troféu Carro do Ano, no entanto, eu cá não consigo imaginar nada de excitante em tão meritória lista e talvez por isso o 928 me passe completamente ao lado.
Confesso que não sou grande admirador de outros Porsches matriculados que não o 911. Para além deste ícone, consigo sonhar com um 356 em exposição na garagem e com um Carrera GT com seguro contra-todos-os-riscos.
Não que não considere o 928 um automóvel marcante, no seu tempo, pois para além das louvadas capacidades de GT, tem também uma das traseiras mais bem resolvidas entre todas as carroçarias de dois volumes.
Foi um veículo fruto de compromissos; coisa boa num monovolume, mas desensaibida num suposto desportivo. A palavra “confortável” nunca fez ninguém pendurar um poster na parede do quarto; era uma das características de génese deste GT alemão.
Eventualmente devido ao facto do primeiro Porsche em que andei - certamente o primeiro verdadeiro desportivo em que me sentei – ter sido um 911, lhe dê alguma preferência. Certamente que o facto do primeiro 928 que vi ter caixa automática, lhe retira todo o encanto.
No fundo a comparação entre os dois será sempre injusta, da mesma forma que comparar a Beyoncé com a sua irmã mais nova, Solange Knowles, é injusto para a segunda. A Solange até pode ser uma maravilha, mas basta ver só um abanar de ancas da Beyoncé, para que nunca mais nos lembremos da mais nova.
***
Opinião:
"Certamente que o facto do primeiro 928 que vi ter caixa automática, lhe retira todo o encanto."Li recentement q a Ferrari ja' assumiu que a partir de 2010 deixara de ter qualquer modelo com uma normal caixa manual e tres pedais no chao de qualquer seu carro.Dizem os tipos do marketing q actualmente o mercado para Ferraris manuais e' cada vez menor e que a partir de 2010 deixa de fazer sentido tal opcao...Carissimo AC, escreveras o mesmo acerda da Ferrari daqui a um aninho?Posso-te diser que a versao final do 928GTS com caixa manual (a unica que conheco) era sem duvida um carro de sonho.Um verdadeiro GT que atravessava Espanha em 7 horitas, e quando em estradas secundarias dos Pirineus era um sonho de um desportivo. Muito mais domavel que o 911!
(albano@USA)
12 comments:
não sei muito sobre o modelo, apenas que é comentado como um dos piores porsche's da história, mas o facto de ter ganho o troféu Carro do Ano não deixa de lhe dar alguma piada. Acho que a palavra desensaibida é a que melhor descreve a fotografia
peço desculpa, mas fiz confusão entre o 928 e 924...
Neste comentário "Porsche" estamos de acordo em quase tudo: penso que foi um modelo original para o seu tempo, mas que foi muito penalizado pela colagem estética ao 944 e 924. Conheci de perto o 924 ( familiarmente) e o 928 S4 (amigavelmente) e de facto não têm nada que os une: o estradista e um verdadeiro GT pulverizava o débil Porscheaudesco em todos os parâmetros. De qualquer forma penso que seria interessante a Porsche, tal como ameaçou, fazer um Gt estradista: tinha mercado e Know how.
Plakona
mas não consigo olhar para ele e pensar que está ali um carro bonito...
"Certamente que o facto do primeiro 928 que vi ter caixa automática, lhe retira todo o encanto."
Li recentement q a Ferrari ja' assumiu que a partir de 2010 deixara de ter qualquer modelo com uma normal caixa manual e tres pedais no chao de qualquer seu carro.
Dizem os tipos do marketing q actualmente o mercado para Ferraris manuais e' cada vez menor e que a partir de 2010 deixa de fazer sentido tal opcao...
Carissimo AC, escreveras o mesmo acerda da Ferrari daqui a um aninho?
Posso-te diser que a versao final do 928GTS com caixa manual (a unica que conheco) era sem duvida um carro de sonho.
Um verdadeiro GT que atravessava Espanha em 7 horitas, e quando em estradas secundarias dos Pirineus era um sonho de um desportivo. Muito mais domavel que o 911!
Este é o verdadeiro GT da Porsche e se dizem que este não está bem conseguido estetiamente procurem no Google pelo 928 GTS e digam qualquer coisa!
Este modelo devia, tal como o 911, manter-se nas linhas de produção...
Era muito bom, bonito e de excelentes performances!
procurei pelo 928 gts, que é praticamente igual, e a opinião mantém-se. parece que a linha da traseira não liga com a da frente, se calhar até acentuado pelo formato da porta. pode ser que vendo-o ao vivo a opinião mude...
- Um carro feito pro mercado americano, com V8 dianteiro beberão. Com cambio automatico se foi toda a diversão.
Viva,
Fico contente de ter "atesanado" o nosso AC, qdo falei no 928 uns post atrás. Tanto que até lhe deu para fazer um tópico sobre o carro. Por ser um Porsche "underestimated" é o melhor investimento que se pode fazer, se se quer ter um Porsche na garagem. Vão por mim, quem tiver dinheiro é comprar agora que se devem conseguir verdadeiras pechinchas! Infelizmente eu vou continuar a sonhar com o Euromilhões...
O Presidente
vendo um 928 em optimo estado de motor e de chapa de 1988 por 12000€
negociaveis (matricula espanhola), para mais informaçoes letsgo22whyme@msn.com
Quanto á estética, gostos não se discutem, quem acha feio acha feio, quem acha bonito acha bonito.
Em todo o caso convem não esquecer que estamos a falar de um carro com 30 anos!
Tenho a sorte de ter um 928S de 1983, para quem não sabe um V8 de 4700cc e 300cv, e só o trocava por um S4 ou um GTS!
Gasta muito sem duvida, a manutenção é cara, tem alguns problemas eléctricos, mas qual é o carro com 26 anos que é perfeito?
Qual o carro com 26 anos que iguala o nivel de performance, conforto, segurança de um 928 pelo preço actual de um 928?
Qual o carro com 26 anos que faz 6 segundos dos 0 aos 100, deixando-nos colados ao banco?
Esta é apenas a minha opinião. mas acho que o 928 foi o melhor GT construido até hoje!
Talvez achem um exagero, mas experimentem um dia e quem não gosta vai ver que vai mudar de opinião!
R.M.P.
Vendo 928 de 1979 barato, completo com docs alemaes. deixo tel. 919180568
Post a Comment