Monday, February 16, 2009

Quem ri por último...


Certamente uma das mais saborosas vitórias de Seb Loeb, ontem no Rali da Noruega. Saborosa não só por ter sido discutida até ao último troço, acabando com uma diferença de menos de dez segundos ao fim de três dias de prova, mas muito mais por ter acontecido após mais uma jogada táctica da equipa Ford.

Se há equipa que raramente vêem criticada neste espaço é a Ford, mas era inevitável depois da jogada de Sexta-feira, em que o Hirvonen se deixa ficar para trás propositadamente, para que fosse o Loeb a sair à frente no dia seguinte, arcando com os custos de “limpar” a estrada e no Sábado de manhã o francês não só “limpa” a estrada como ainda arrasa o finlandês, ganhando assim uma vantagem que lhe permitiu controlar o rali.

Não sou contra as jogadas tácticas no desporto automóvel, mas há que saber fazê-las para se evitar o ridículo que aconteceu na Noruega. Na Sexta à noite o Hirvonen estava todo satisfeito ao admitir que se tinha atrasado propositadamente, para não sair à frente no Sábado. Ontem estava com um sorriso amarelo. O Loeb deve-lhe ter segredado ao ouvido: “Quem ri por último, ri melhor.


No comments: