Sunday, June 07, 2009

O mais "improvável" campeão do mundo


Já ninguém se surpreende quando se afirma que Button é o próximo campeão do mundo. O que ainda me surpreende é esta senda de vitórias sem um único erro.

Igualmente fico surpreendido pela forma magestosa como o inglês conquista as suas vitórias, pelo nível de condução, fluído e suave, como se de um passeio se tratasse. Quase não se vê uma correcção de volante ou uma travagem queimada. No Brawn número 22 é só souplesse, velocidade e controlo no acto da condução.

Onde andava este piloto? Estaria a mentir se dissesse que sempre soube que ali estava um campeão do mundo. Não tinha dúvidas que era um bom piloto, como quase todos na F1, mas nunca imaginei que fosse tão bom, de uma estirpe bastante rara, da mesma cepa de um Prost ou de um Schumacher. Sempre o vi como mais um, apenas com a sorte de ter conseguido um bom (milionário) contrato, numa equipa (BAR e Honda) que percebia muito pouco de carros.

Pois bem, estes anos de obscuridade nos fundos do pelotão da F1 não beliscaram um talento nato, a que quase inacreditavelmente se junta uma simpatia e uma simplicidade raras na F1 desde há muitos anos. Para além do mais surpreendente campeão do mundo dos últimos anos, é também o que tem a condução mais elegante e de longe o mais "terra-a-terra" de todos. O desporto já precisava de alguém assim como figura de proa.

No comments: