O vergonhoso Mundo Automóvel da RTPN
O programa da SIC Notícias, "TV Turbo", já foi aqui por demais criticado, mas em comparação com o que passa na RTPN, "Mundo Automóvel", até acaba por ser algo muito razoável.
Ontem via nesta pérola da televisão estatal, uma peça sobre o novo VW Scirocco R, lançado na semana passada, quando das 24h de Nurburgring. Passavam imagens promocionais da marca enquanto o narrador descrevia um carro que ainda ninguém ensaiou, com adjectivos do género como "impressionante", "fantástico" e "espectacular", num texto que só poderia ter sido escrito por um entusiasmado vendedor da marca alemã.
Num canal supostamente de notícias, o que se faz neste programa é um valente frete às marcas de automóveis. Não há qualquer ensaio a qualquer viatura, limitam-se a passar imagens das marcas, acompanhadas pela leitura dos "press-releases" oficiais, actuando como qualquer programa de propaganda do TV Shop.
Pode ser que este espaço, num canal estatal, seja pago, mas se o for devia ser indicado como publicidade, caso contrário é mais uma vez o dinheiro dos contribuintes a servir para prestar serviços a marcas comerciais, sobre o encapotamento de que se trata de informação.
Não se trata de informação nem de jornalismo, trata-se de propaganda e ainda por cima de má qualidade.
Ontem via nesta pérola da televisão estatal, uma peça sobre o novo VW Scirocco R, lançado na semana passada, quando das 24h de Nurburgring. Passavam imagens promocionais da marca enquanto o narrador descrevia um carro que ainda ninguém ensaiou, com adjectivos do género como "impressionante", "fantástico" e "espectacular", num texto que só poderia ter sido escrito por um entusiasmado vendedor da marca alemã.
Num canal supostamente de notícias, o que se faz neste programa é um valente frete às marcas de automóveis. Não há qualquer ensaio a qualquer viatura, limitam-se a passar imagens das marcas, acompanhadas pela leitura dos "press-releases" oficiais, actuando como qualquer programa de propaganda do TV Shop.
Pode ser que este espaço, num canal estatal, seja pago, mas se o for devia ser indicado como publicidade, caso contrário é mais uma vez o dinheiro dos contribuintes a servir para prestar serviços a marcas comerciais, sobre o encapotamento de que se trata de informação.
Não se trata de informação nem de jornalismo, trata-se de propaganda e ainda por cima de má qualidade.
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