Sunday, November 09, 2008

Confederate fighter - Bons ventos vindos do tio Sam


Não sei se por me estar a custar aceitar o título de campeão do mundo ou se por influência da imagem da sua estonteante namorada, o tema “Lewis Hamilton” estava já a ser recorrente por estes lados. Como tal, fica bem escrever aqui sobre algo completemente diferente.

A Confederate Motorcycles, é uma pequena construtora de motos do Alabama, que desde há pouco mais de meia dúzia de anos, se entretem a criar veículos de duas rodas que, segundo eles, são baseados no verdadeiro espírito americano. Assim dito parece mais uma treta vinda de uma campanha de marketing, mas na realidade desde a criação do iPod e da Scarlett Johansson que não via nada tão desejável vindo dos EUA.

Da terra do tio Sam provêm normalmente péssimos automóveis e motos cujo estilo de construção se situa entre o retro e o arcaico, as eternas Harley-Davidson. As motos americanas têm o seu sucesso garantido, mas tal baseia-se mais nas imagens que existem no nosso imaginário, dos rebeldes motorizados Marlon Brando e Peter Fonda, do que no prazer que oferecem ao condutor. Uma Harley a “cruzar” (este tipo de veículos não “anda”, “cruza”) em Portugal ou na Europa, é tão desajustada como uma limousine em Alfama ou um Smart numa perseguição em São Francisco.

Está na altura da América emendar a mão e dar um pouco mais ao resto do mundo. Certamente que o Obama fará a sua parte no que diz respeito à política externa. A Confederate está a fazer a sua parte no que à criação de máquinas de sonho diz respeito, falta agora alguém começar a importá-las para a Europa.

No comments: