Melhor? Para quê?
O Panamera é a prova que faltava para comprovar o velho rumor de que a Porsche tinha extinguido o departamento de design há quarenta anos atrás.
Durante estas décadas todas de 911, basicamente desenharam-se umas opticas novas e pouco mais. Houveram também uns devaneios merecedores de registo, como o 928 ou o 959, mas ou provinham de desenhadores externos ou derivavam directamente das linhas quase perfeitas do 911.
Ultimamente repetiram a fórmula no Boxster e no Cayman, mas quando decidiram fazer um SUV em conjunto com a VW, o Cayenne, as linhas do mítico 911 (mais usadas que as ligas de uma artista de cabaret) não encaixavam numa estrutura, também comum à Audi, que se baseava numa caixa de sapatos com quatro portas. Assim tiveram que desenhar algo de novo, o que teve um resultado terrível e logo aí tive a suspeita de que na ausência de um gabinete de design, lançaram um concurso interno para a melhor proposta, concurso esse que foi ganho pelo tipo da contabilidade, que foi premiado com um vale de desconto mensal no Lidl.
Se no Cayenne tive a suspeita, com o Panamera tive a confirmação. O carro é uma coisa desproporcional, com uma frente inspirada numa calçadeira e uma traseira que carrega uma corcunda.
A Porsche percebeu já há um tempo que a razão pela qual vendia tantos Cayennes se devia ao facto de ter quatro portas, daí ter criado (leia-se “abortado”) o Panamera. Enquanto um veículo se vender pelo número de portas que carrega e pelo emblema no “capot”, para quê estar a desperdiçar tempo e energia a desenhar algo agradável à vista.
Tal desiderato, o de investir no design do Panamera, era como pedir à antiga administração do BPN para se preocupar com a legalidade da sua gestão, quando à frente da entidade de supervisão, o Banco de Portugal, estava o Vitor Constâncio. Em ambos os casos, um desperdício de tempo e recursos.
17 comments:
e quando fizerem um destes a diesel!?!? com FAP e tudo!!! que mákina!!!
podiam ao menos ter feito como a Ferrari, deixavam as quatro portas para a Maserati
É um orgulho constatar que em 3 dias e em 5 artigos do blog, 3 são sobre a Porsche. As grandes marcas veêm-se nestes pequenos pormenores.
PLAKONA
Ou não...
Por mim só voltava a falar desta marca quando o 911 tiver uma versão a gás!!
Lol de facto este sedan não é dos melhores momentos da porche, ja como o cayenne não o foi, mas é injusto deitar abaixo assim o design de uma marca que à tão pouco tempo nos deu o que para mim é um dos super-desportivos mais bonitos de todos os tempos, o Carrera GT. Já para não dizer que o Panamera vem criar um novo segmento, o do superdesportivo com motorista (um bocado estupido acho eu, se tenho 350Cv's ou mais quem vai bombardear o pedal da drta sou mesmo eu) mas que vai ser um mercado com crescimento vai, tanto que a lambo e a aston já lhes estão a seguir as pisadas...
Claro, a Porsche na vanguarda e depois é ...."Todos" a trás...Foi sempre assim e sempre será!
Penso que este tema está encerrado, e bem encerrado, aliás pelo comentário precedente.
Quanto aos que têm um sonho de ter um 911 a gás, acho melhor esperar um pouco e fazerem o compartivo Poesche 911 GÁS versus Ruf 911 Eléctrico... assim colocam algo de "científico" aos comentários..
PLAKONA
PLAKONA
Vou reformular o meu último comment - Por mim só volto a falar desta marca quando se tornar mais vulgar do que a Ford. Ai vamos continuar a ver comments, ainda mais, apaixonados dos plakonas da vida
Urge um post vermelho para inverter radicalmente o rumo que está a tomar este blog. Uma coisa a gasolina, sem faps e muitos cilindros.
acho piada quando dizem que a porsche está na vanguarda e que veio criar um novo segmento...M5, quattroporte, RS6, S65 AMG
E alem disso quem se importa com o aspecto exterior so seu carro?
Quanto mais feio melhor. Mais choca e os bofias nem lhe conseguem apontar o radar...
O que interessa e quao ergonomico, confortavel, bem desenhado e' o interior, quao potente e' o motor, quao eficiente e' a transmissao e quao bem e' transmitida ao condutor a sensasao de controlo de um magnifico carro (direccao, travoes, suspensao, barulho do motor...)
E ai' meus caros (com excepcao do Cayenne que por muito desportivo que seja continua sempre a ser um pesadao SUV) um Porsche por muito feio que seja (gostos nao se discutem, certo?) e' sempre uma excelente maquina!...
bsendas, veio criar um novo segmento sim... digas o que disseres sobre BM's Mercedes e afins, o status de um porche nao é comparável ao do mercedes, ainda que na maioria dos casos os merc sejam melhores... aqui a questão que se prende é apenas a de, quando tinhas 10 anos quantos posters com mercedes e bmw's tinhas e quantos com porches ferraris e lambos tinhas?
Há marcas que simplesmente se destacam, e neste caso é realmente isso que acontece!
Por falar em posters, achas que os putos de hoje vão decorar o quarto com porsches panamera e cayenes!?
É de exclusividade que estamos a falar, de ferraris e lambos, estes sim continuam a fazer carros de poster.
Não tinhas posters mas miniaturas, e dessas lembro-me de ter um mercedes gullwing e um ferrari dino...
Quanto ao status não considero a porsche ao nível da ferrari. A história da porsche pode ser contada com três modelos, o 356 que foi o primeiro, o 550 spyder que matou o james dean e o 911. Os dois primeiros eram da década de 60, daí até hoje só tiveram o 911, porque o resto foram fracassos. A nível de design, começaram por redesenhar o carocha e assim se mantiveram até hoje, as tentativas de fazerem um carro original foram flops. Resumindo temos um carro que é espectacular (911) e um gabinete de design que nunca foi capaz de fugir ao carocha. Parece-me pouco ...
Já agora segundo essa lógica P., a porsche criou um novo segmento com o cayenne.
Só para dar a última machadada, pois o assunto já está a esgotar: o Ferrari California é o exemplo nato do excepcional gabinete de design da ferrari: linda capota, nem para falar das maravilhosas quatro abufadeiras verticais!!!!!Motor dianteiro.... não faltará muito para o diesel.... sim porque muito de vocês há uns anos atrás nunca passaria pela cabeça audis R8 TDI FAP em Leman, carros de ralis a diesel, carros premium "semi" desportivos a diesel, nem, efectivamente porsches a diesel... logo inequivocamente a direcção é esta. Não é que seja um fã incondicional dos diesel, pois até prefiro os a gasolina, mas a evolução é por esse caminho, juntamente com as energias alternativas claro.
Só para dar uma pequena facadinha, num site inglês, já se comenta a vinda do M3d na próxima geração... a ver vamos...
Por pena minha vou deixar o blog por uns tempos... talvez em assuntos interessantes como este volte.. até então, bem hajam...
PLAKONA
Plakona
Pode ser que quando a gasolina deixar de andar a patrocinar o gasóleo a verdade venha ao de cima
Não posso deixar de referir algumas pérolas do dep. de design da porsche - 914, 924, 944, etc...
Acho que já não estamos a discutir combustiveis ou design, estamos a discutir marcas. Ferrari vs Porsche é o mesmo que comparar a Ana Malhoa com a Angelina Jolie.
Ps: A Ana Malhoa, apesar de ordinária, não deixa de dar tesão.
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