Tuesday, November 25, 2008

Melhor? Para quê?


O Panamera é a prova que faltava para comprovar o velho rumor de que a Porsche tinha extinguido o departamento de design há quarenta anos atrás.

Durante estas décadas todas de 911, basicamente desenharam-se umas opticas novas e pouco mais. Houveram também uns devaneios merecedores de registo, como o 928 ou o 959, mas ou provinham de desenhadores externos ou derivavam directamente das linhas quase perfeitas do 911.

Ultimamente repetiram a fórmula no Boxster e no Cayman, mas quando decidiram fazer um SUV em conjunto com a VW, o Cayenne, as linhas do mítico 911 (mais usadas que as ligas de uma artista de cabaret) não encaixavam numa estrutura, também comum à Audi, que se baseava numa caixa de sapatos com quatro portas. Assim tiveram que desenhar algo de novo, o que teve um resultado terrível e logo aí tive a suspeita de que na ausência de um gabinete de design, lançaram um concurso interno para a melhor proposta, concurso esse que foi ganho pelo tipo da contabilidade, que foi premiado com um vale de desconto mensal no Lidl.

Se no Cayenne tive a suspeita, com o Panamera tive a confirmação. O carro é uma coisa desproporcional, com uma frente inspirada numa calçadeira e uma traseira que carrega uma corcunda.

A Porsche percebeu já há um tempo que a razão pela qual vendia tantos Cayennes se devia ao facto de ter quatro portas, daí ter criado (leia-se “abortado”) o Panamera. Enquanto um veículo se vender pelo número de portas que carrega e pelo emblema no “capot”, para quê estar a desperdiçar tempo e energia a desenhar algo agradável à vista.

Tal desiderato, o de investir no design do Panamera, era como pedir à antiga administração do BPN para se preocupar com a legalidade da sua gestão, quando à frente da entidade de supervisão, o Banco de Portugal, estava o Vitor Constâncio. Em ambos os casos, um desperdício de tempo e recursos.

17 comments:

Anonymous said...

e quando fizerem um destes a diesel!?!? com FAP e tudo!!! que mákina!!!

Anonymous said...

podiam ao menos ter feito como a Ferrari, deixavam as quatro portas para a Maserati

Anonymous said...

É um orgulho constatar que em 3 dias e em 5 artigos do blog, 3 são sobre a Porsche. As grandes marcas veêm-se nestes pequenos pormenores.


PLAKONA

Anonymous said...

Ou não...

Anonymous said...

Por mim só voltava a falar desta marca quando o 911 tiver uma versão a gás!!

Anonymous said...

Lol de facto este sedan não é dos melhores momentos da porche, ja como o cayenne não o foi, mas é injusto deitar abaixo assim o design de uma marca que à tão pouco tempo nos deu o que para mim é um dos super-desportivos mais bonitos de todos os tempos, o Carrera GT. Já para não dizer que o Panamera vem criar um novo segmento, o do superdesportivo com motorista (um bocado estupido acho eu, se tenho 350Cv's ou mais quem vai bombardear o pedal da drta sou mesmo eu) mas que vai ser um mercado com crescimento vai, tanto que a lambo e a aston já lhes estão a seguir as pisadas...

Anonymous said...

Claro, a Porsche na vanguarda e depois é ...."Todos" a trás...Foi sempre assim e sempre será!
Penso que este tema está encerrado, e bem encerrado, aliás pelo comentário precedente.
Quanto aos que têm um sonho de ter um 911 a gás, acho melhor esperar um pouco e fazerem o compartivo Poesche 911 GÁS versus Ruf 911 Eléctrico... assim colocam algo de "científico" aos comentários..


PLAKONA


PLAKONA

Anonymous said...

Vou reformular o meu último comment - Por mim só volto a falar desta marca quando se tornar mais vulgar do que a Ford. Ai vamos continuar a ver comments, ainda mais, apaixonados dos plakonas da vida

Anonymous said...

Urge um post vermelho para inverter radicalmente o rumo que está a tomar este blog. Uma coisa a gasolina, sem faps e muitos cilindros.

Anonymous said...

acho piada quando dizem que a porsche está na vanguarda e que veio criar um novo segmento...M5, quattroporte, RS6, S65 AMG

Anonymous said...

E alem disso quem se importa com o aspecto exterior so seu carro?

Quanto mais feio melhor. Mais choca e os bofias nem lhe conseguem apontar o radar...

O que interessa e quao ergonomico, confortavel, bem desenhado e' o interior, quao potente e' o motor, quao eficiente e' a transmissao e quao bem e' transmitida ao condutor a sensasao de controlo de um magnifico carro (direccao, travoes, suspensao, barulho do motor...)

E ai' meus caros (com excepcao do Cayenne que por muito desportivo que seja continua sempre a ser um pesadao SUV) um Porsche por muito feio que seja (gostos nao se discutem, certo?) e' sempre uma excelente maquina!...

Anonymous said...

bsendas, veio criar um novo segmento sim... digas o que disseres sobre BM's Mercedes e afins, o status de um porche nao é comparável ao do mercedes, ainda que na maioria dos casos os merc sejam melhores... aqui a questão que se prende é apenas a de, quando tinhas 10 anos quantos posters com mercedes e bmw's tinhas e quantos com porches ferraris e lambos tinhas?
Há marcas que simplesmente se destacam, e neste caso é realmente isso que acontece!

Anonymous said...

Por falar em posters, achas que os putos de hoje vão decorar o quarto com porsches panamera e cayenes!?
É de exclusividade que estamos a falar, de ferraris e lambos, estes sim continuam a fazer carros de poster.

Anonymous said...

Não tinhas posters mas miniaturas, e dessas lembro-me de ter um mercedes gullwing e um ferrari dino...

Quanto ao status não considero a porsche ao nível da ferrari. A história da porsche pode ser contada com três modelos, o 356 que foi o primeiro, o 550 spyder que matou o james dean e o 911. Os dois primeiros eram da década de 60, daí até hoje só tiveram o 911, porque o resto foram fracassos. A nível de design, começaram por redesenhar o carocha e assim se mantiveram até hoje, as tentativas de fazerem um carro original foram flops. Resumindo temos um carro que é espectacular (911) e um gabinete de design que nunca foi capaz de fugir ao carocha. Parece-me pouco ...

Já agora segundo essa lógica P., a porsche criou um novo segmento com o cayenne.

Anonymous said...

Só para dar a última machadada, pois o assunto já está a esgotar: o Ferrari California é o exemplo nato do excepcional gabinete de design da ferrari: linda capota, nem para falar das maravilhosas quatro abufadeiras verticais!!!!!Motor dianteiro.... não faltará muito para o diesel.... sim porque muito de vocês há uns anos atrás nunca passaria pela cabeça audis R8 TDI FAP em Leman, carros de ralis a diesel, carros premium "semi" desportivos a diesel, nem, efectivamente porsches a diesel... logo inequivocamente a direcção é esta. Não é que seja um fã incondicional dos diesel, pois até prefiro os a gasolina, mas a evolução é por esse caminho, juntamente com as energias alternativas claro.
Só para dar uma pequena facadinha, num site inglês, já se comenta a vinda do M3d na próxima geração... a ver vamos...
Por pena minha vou deixar o blog por uns tempos... talvez em assuntos interessantes como este volte.. até então, bem hajam...

PLAKONA

Plakona

Anonymous said...

Pode ser que quando a gasolina deixar de andar a patrocinar o gasóleo a verdade venha ao de cima

Anonymous said...

Não posso deixar de referir algumas pérolas do dep. de design da porsche - 914, 924, 944, etc...
Acho que já não estamos a discutir combustiveis ou design, estamos a discutir marcas. Ferrari vs Porsche é o mesmo que comparar a Ana Malhoa com a Angelina Jolie.

Ps: A Ana Malhoa, apesar de ordinária, não deixa de dar tesão.