Wednesday, May 06, 2009

Campeonato Ibérico


Há em Espanha um projecto para fazer uma nova competição de monolugares, intitulada de GP4. O projecto não traz nada de inovador em termos técnicos, pois promete mais uma vez ser uma fórmula de entrada nas corridas de circuito, destinada a quem vem do karting. O que é realmente diferente, é o facto de se propor a organizar uma competição ibérica, correndo-se em Portugal e Espanha.

Parece-me uma excelente ideia, não só para esta competição como para outras. Para além de permitir aos pilotos correrem noutros circuitos, contra uma concorrência mais vasta, traria grelhas de partida mais completas e assim, mais interessantes para o público. É claro que os custos de deslocação seriam outros, mas acredito que seriam largamente compensados pelos patrocínios, já que em termos de retorno se ganharia outra dimensão. Afinal Espanha é o maior mercado para a generalidade das empresas portuguesas.

O nosso país não tem dimensão para sustentar um nível realmente competitivo, em campeonatos de circuito ou de estrada. Se não se alargar o mercado de oferta aos patrocinadores, continuaremos a ter corridas com listas de inscritos paupérrimas ou suportadas apenas em troféus monomarca.

No comments: