O WTCC merecia mais
Este é já um dos videos mais vistos do WTCC, o que é normal, pois trata-se de algo nunca antes presenciado. Independentemente de tentar perceber se é falta de jeito do condutor do “Safety-Car” ou distracção do piloto do BMW, o que me fica na ideia é que este é mais um exemplo da baixa qualidade dos circuitos onde este campeonato se disputa.
A pista de Pau é perfeitamente aberrante, com os carros de hoje em dia, estando ao nível da de Puebla, da de Marrakech e do circuito da Boavista.
Pergunto-me porque razão insistem neste tipo de circuitos. Tantos autódromos por esse mundo fora e decidem correr entre muros e passeios, com zonas em que a largura de pista é inferior à de muitos autódromos e onde uma ultrapassagem só se consegue à custa de muita lata amassada.
Toda a gente tolera o Mónaco pelo significado do circuito no imaginário do público dos automóveis, mas não passa disso, tolerância. Ver carros a seguirem em fila entre prédios e ruelas é suficiente uma vez por ano.
O WTCC, apesar da guerra de regulamentos entre Seat e BMW, é um dos melhores campeonatos que nasceram nos últimos dez ou vinte anos e merecia muito melhor, em relação aos locais onde se disputa e às organizações que o recebem.
Os ingleses, que foram os peregrinos disto do desporto automóvel, organizam entre outros o melhor campeonato de carros de turismo do Mundo, o BTCC e ninguém os vê em pistas citadinas. Por alguma razão será.
4 comments:
Olha, bem visto AC. Por acaso, por mais que esfalfe a memória, não me lembro de um único circuito citadino em Inglaterra desde sempre.
P.S. - A primeira pista para competição automóvel (brooklands) é de lá e eles foram espertos em aproveitar os muitos aeródromos construídos para apoio à RAF na WWII. Já na França e Alemanha (sobretudo) as rue e strasse de vez em quando têm aceleras oficiais.
Por acaso estava a ver a corrida no Eurosport e fiquei estupefacto quando aconteceu este acidente! Uma burrice do tamanho da Torre dos Clérigos!
Quanto aos circuitos citadinos, é verdade que este de Pau é mesmo péssimo! As corridas são mesmo uma seca. No circuito da Boavista, existe pelo menos uma recta enorme e larga... Mas o "chamariz" destes circuitos de cidade são fundamentalmente três: financeiro, com casas cheias, a elevada probabilidade de haver acidentes, o que chama muito público, e a tradição (que levou por exemplo, ao esticar nos anos de Vila do Conde, e ao retomar de Vila Real).
O Presidente
Acho que o título deste post deveria ser: o desporto motorizado (4 rodas) merecia mais. Enquanto tivermos os dois dinaussauros, MM de 70 e BE de 80 anos, a mandar nestes campeonatos a coisa só pode é piorar. Aliás como se tem verificado nos últimos anos...
Concordo plenamente. aliás, acho que essa ideia dos circuitos citadinos é mais um passo atrás. Afinal, gastam-se centenas de milhões de dólares em circutos todos XPTO para quê? Para nada?
Ainda por cima, a maioria desses circuitos são estreitos, e os muros são altissimos. As ultrapassagens são nulas, logo, as corridas tendem a ser aborrecidas. Que raio... para quê gastar dinheiro num fim de semana para assistir às corridas ao vivo? Mais vale ficar em casa!
E sim, BE e MM estão a mais há muito tempo. E vão matar o automobilismo, a continuar assim...
Post a Comment